A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta quinta-feira (29), na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal, pedido de convite para que o ex-assessor técnico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro seja ouvido para explicar declarações de que estaria sendo “perseguido” e acusado de vazar conteúdo de conversas.
Tagliaferro, perito em crimes cibernéticos, é ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE e teria dito em entrevista à Revista Oeste, publicada em 23 de agosto de 2024, que está sendo perseguido, sob acusação de ter “vazado” troca de mensagens com assessores de gabinete do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Na atual situação, trata-se de questão de segurança pública protegê-lo, bem como garantir proteção à sua família, que podem estar correndo riscos, com ameaças às suas integridades física e psicológica, pelo conhecimento de nuances de assunto que podem levar ao esclarecimento de ações graves cometidas por agentes do Estado contra cidadãos de bem de nosso país”, justifica a senadora.
Na matéria da Revista Oeste, o ex-assessor nega as acusações de que teria vazado os dados de seu celular e diz que as informações podem ter sido coletadas quando o aparelho foi apreendido pela Polícia Civil de São Paulo, em 2023, ocasião em que foi preso por violência doméstica. Tagliaferro nega ter cometido o crime.
O pedido de convite de Tagliaferro deve ser apreciado pela presidência da CSP.
Assessoria de Comunicação
Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte