Projeto do Vôlei Brasília que promove inclusão de crianças, idosos e pessoas com deficiência recebe R$ 1,5 milhão

Recurso será utilizado em modalidades inclusivas e no atendimento a crianças carentes
16/5/24 às 13:41

Foto: Brasília Vôlei / Divulgação

O clube esportivo Brasília Vôlei vai receber R$ 1,5 milhão em emendas da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para desenvolver atividades esportivas inclusivas para cerca de 280 crianças, idosos e pessoas com deficiência do Distrito Federal.

O repasse é realizado por meio do programa Vida Saudável, que visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer, estimulando a convivência social, a formação de lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, além de reconhecer o esporte e o lazer como políticas públicas de direitos.

“O vôlei é um esporte do coração do brasiliense e o Brasília Vôlei representa o espírito do nosso quadradinho. Eu acredito muito que esse esporte pode ser uma ferramenta poderosa de melhora na autoestima. Mas também, no caso de crianças e adolescentes, de promover a disciplina, melhorar as notas e afastar da criminalidade”, afirma a parlamentar.

Modalidades

Ao todo, serão atendidos 100 praticantes do esporte na categoria master, que além de receberem material desportivo terão ainda a oportunidade de disputar competições de nível nacional em disputarão campeonatos no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Belo Horizonte, além dos torneios em Brasília.

Os recursos também serão utilizados para atender 160 crianças e adolescentes das categorias de base do clube, metade delas em situação de vulnerabilidade social, para disputa de campeonatos locais e nacionais.

O programa também promove a inclusão de 20 jovens e adultos com deficiência na para a prática do “voleibol sentado”, modalidade indicada para esportistas com dificuldade de locomoção.

“Essa emenda vai ser fundamental para o desenvolvimento dos projetos sociais que temos no clube. Temos uma equipe profissional, mas também temos esse trabalho com a comunidade. Com esse apoio os participantes conseguem realizar as atividades de forma gratuita, que visam realmente o desenvolvimento da comunidade através do esporte”, explica Flávio Thiessen, gestor do Brasília Vôlei.

Vida Saudável

O programa visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

Segundo o Ministério do Esporte, entre os objetivos está o de desenvolver ações voltadas para pessoas predominantemente com 60 anos ou mais, nos núcleos de esporte recreativo e de lazer, estimular a intersetorialidade e a gestão participativa entre os sujeitos locais direta e indiretamente envolvidos e orientar entidades convenentes para estruturar e conduzir políticas públicas de lazer e de esporte para pessoas idosas, baseadas na educação popular.

O programa também visa promover e estimular a formação continuada de gestores e agentes sociais de lazer e esporte recreativo, com vistas a intervir junto ao público idoso, incentivar a organização coletiva de eventos de lazer e esporte recreativo para envolver a população local e garantir a apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo, reconhecendo e valorizando a cultura local.


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora