Em seu discurso na tribuna do Senado Federal, nesta terça-feira (17), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) declarou apoio mútuo entre os parlamentos do Brasil, da Ucrânia, da América Latina e do Caribe na busca por soluções para a guerra entre Rússia e Ucrânia. A senadora destacou que, de acordo com informações recebidas, cerca de 20 mil crianças ucranianas teriam sido sequestradas pela Rússia.
“Nós recebemos uma missão. Uma missão de trabalharmos também na mediação, ajudar nessa mediação, nessa conversa, para que as crianças voltem para suas casas”, declarou Damares.
No início do mês, a senadora esteve em Kiev para participar da Conferência Parlamentar “Ucrânia – Países da América Latina e das Caraíbas: uma cooperação para o futuro”. Também participaram do evento os senadores Sérgio Moro e Magno Malta.
Durante a conferência, um documento foi assinado pelos parlamentares consolidou a cooperação entre os países e destacou aspectos fundamentais para o cessar-fogo na região. O texto defende que o direito à vida deve ser inviolável e que a segurança nuclear deve ser garantida, sem espaço para “chantagem nuclear”. Além disso, reafirma que a soberania e a integridade territorial de cada Estado, dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, devem ser preservadas e defendidas.
A senadora também ressaltou que a assinatura do documento foi feita de forma “muito consciente” e que os parlamentares continuarão firmes no propósito de ajudar a Ucrânia a superar este momento difícil, com especial atenção ao resgate das crianças sequestradas e ao seu retorno seguro para suas famílias.
Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte