O relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para a criação da Frente Parlamentar da Educação Profissional e Tecnológica foi aprovado nesta terça-feira (13/06) na Comissão de Educação do Senado Federal.
A frente visa promover a discussão em torno do tema dentro do Senado com a participação diversos segmentos da sociedade. Com a criação dessa Frente, os senadores poderão acompanhar e fiscalizar as políticas públicas relacionadas à educação profissional e tecnológica, além de monitorar a elaboração e a execução do orçamento da União, com o objetivo de ampliar o investimento público para o setor.
O PRS 31/2023 é de autoria do senador astronauta, Marcos Pontes. A matéria será apreciada pela Comissão Diretora do Senado Federal.
Sobre a EPT no Brasil
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que visa à formação integral do aluno e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Ela é oferecida no ensino médio e também no superior, podendo constituir um itinerário contínuo de aprendizagem ao longo da vida. O Brasil obteve quase 2 milhões de alunos matriculados no EPT de nível médio, segundo dados do INEP de 2021.
Dentre os benefícios, a EPT aumenta as chances de inclusão com melhora na remuneração e reconhecimento e permite que os jovens conheçam as próprias habilidades.
Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04
SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte