Campanha de senadora nas igrejas do DF e Entorno já treinou 150 para prevenção à violência doméstica

Damares Alves deve agora percorrer igrejas e criar grupos de mulheres protetoras dentro das congregações
14/5/24 às 20:01, Atualizado em 14/5/24 às 20:14

Foto: Rafael Fogaça

A campanha “Se Liga, Irmã”, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), alcançou nesta segunda-feira (13) a marca de 150 mulheres evangélicas e católicas, de todas as regiões administrativas do DF e oito cidades do Entorno, preparadas para a prevenção e atendimento a vítimas de violência doméstica.

O número foi atingido em evento para apresentação do segundo módulo de treinamento promovido pela parlamentar, no auditório da Associação Comercial do Distrito Federal, no Setor Comercial Sul, em Brasília-DF.

Lançada mês passado para preparar membros de comunidades religiosas do Distrito Federal e Entorno para prevenção e enfrentamento à violência doméstica, a ação alerta sobre os tipos de violência tipificados por lei e ensina como membros das comunidades podem ajudar vítimas a alcançar a rede de proteção.

“As líderes que participam do projeto desta vez aprenderam sobre a rede de proteção da mulher e como acionar essa rede no exato momento em que uma mulher estiver em risco. Nós estamos treinando esse grande exército nas igrejas para proteger mulheres”, explicou a senadora.

Neste último treinamento, as participantes aprenderam sobre as diferenças entre violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial, além de entenderem como funciona o ciclo de violência e as artimanhas do agressor para manter a vítima no relacionamento abusivo.

Conheceram, ainda, os órgãos de proteção da mulher – como delegacias, abrigos e casas da mulher brasileira – e aprenderam sobre as medidas protetivas que podem ser determinadas pela Justiça para afastar o parceiro ou cônjuge que coloca a integridade física da companheira em risco.

“A gente sabe que a igreja chega onde o Estado não alcança. Por isso é importante que elas estejam preparadas para lidar com cada situação que surgir dentro das comunidades religiosas”, afirma Cristiane Britto, ex-ministra da Mulher da Família e dos Direitos Humanos.

Entre as ações sugeridas as igrejas estão a criação de grupos de apoio e aconselhamento para mulheres vítimas de violência doméstica e para os homens agressores, o encaminhamento das vítimas para serviços especializados e a oferta de assistência espiritual, emocional e, quando possível, material às vítimas e suas famílias.

Números

Em 2023, o Distrito Federal registrou mais de 19 mil casos de violência doméstica ou familiar, batendo recorde histórico, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Houve um aumento de 4,7% nos casos de violência doméstica no DF nos primeiros 6 meses de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022, passando de 8.428 para 8.820 ocorrências.​

A maioria são mulheres com idades entre 18 e 40 anos.

*Campanha*

Nos próximos seis anos de mandato, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) vai transitar por igrejas evangélicas e católicas do Distrito Federal e Entorno para orientar sobre prevenção à violência doméstica e incentivar denúncias de agressão a mulheres pertencentes a comunidades religiosas.

Intitulada “Se Liga, Irmã”, a ação pretende conscientizar lideranças e mulheres cristãs acerca da violência contra a mulher e suas formas de prevenção e enfrentamento.

Para a senadora, é preciso despertar em homens e mulheres cristãos a necessidade de debater essa temática, inclusive capacitando lideranças religiosas na prevenção e enfrentamento da violência contra mulher para criar uma rede cristã comprometida com a proteção da mulher.

Materiais de campanha estão disponíveis para compartilhamento no site: https://www.damaresalves.com.br/campanha-se-liga-irma/

 


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora