Hospitais, entidades e unidades de saúde do DF e entorno receberão R$ 36 milhões em investimentos

Os recursos são provenientes de emenda parlamentar individual da senadora Damares Alves
7/5/24 às 15:31

Dez unidades de saúde de Brasília e do entorno receberão investimentos na ordem de R$ 36 milhões. O montante, acordado após visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), autora das emendas, em dezembro de 2023, às unidades, será destinado para atender necessidades de custeio e manutenção das unidades. A verba é parte de emenda individual impositiva da parlamentar.
Segundo a senadora Damares, reforçar os serviços de saúde disponíveis à comunidade é prioridade, em especial, àquelas unidades que prestam serviços para crianças, idosos.

“A saúde é prioridade em nossa agenda. Estamos investindo em melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos do Distrito Federal, fortalecendo o atendimento médico e proporcionando condições mais dignas para todos”, afirmou a senadora.

Investimento

As unidades que irão receber o aporte são o Hospital da Criança, especializado no atendimento às crianças com câncer; e o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), referência no atendimento as vítimas de queimaduras, lábio leporino, crisdown (atendimento aos portadores da Síndrome de Down), cirurgia bariátrica.
Estão ainda entre os contemplados está o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Samambaia, que fornece um serviço especializado de saúde mental, para pessoas com quadros graves e persistentes de transtorno mental.

Entre os projetos contemplados, está a criação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Ceilândia, Taguatinga, Gama e no Recanto das Emas, que fornecerão serviços especializados de saúde mental para pessoas com quadros graves e persistentes de transtorno mental;

Também receberá recursos o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), única instituição credenciada pela rede pública do DF para fazer transplante de medula óssea autólogo (próprias células-tronco do paciente são removidas e utilizadas novamente após quimioterapia e radioterapia) e halogênico (célula vem de um doador externo).

Completando a lista de contemplados no Distrito Federal está o Instituto Carinho, que tem a missão de acolher crianças durante o período que aguardam a resolução de adoção ou reintegração familiar e dá assistência a portadores de síndromes raras.

Cidades vizinhas

No Entorno, a Senadora aportou recursos para os hospitais de Luziânia, Águas Lindas e Santo Antonio do Descoberto.
O dinheiro já foi empenhado, sendo a etapa no qual o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Funciona como garantia ao credor do ente público de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido.

Emendas Individuais Impositivas

As emendas individuais impositivas são parte do orçamento público e se caracterizam pela aplicação dos recursos feita pelo Poder Executivo Estadual com a participação do Legislativo.

Por meio da apresentação de emendas individuais impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) os parlamentares definem prioridades no âmbito do planejamento de políticas públicas e podem indicar órgãos/entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal e organizações da sociedade civil para receber recursos orçamentários


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora