Senadora cobra da AGU providências contra influenciador e milícias digitais de esquerda

Ela encaminhou ofício a procuradoria criada, segundo o órgão, para combater desinformação
12/6/24 às 15:30, Atualizado em 12/6/24 às 16:18

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) cobrou hoje (12) da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), por meio de ofício, que o órgão atue para responsabilizar o influenciador petista Thiago dos Reis por disseminação de notícias falsas.

Reis é citado em reportagem do jornal O Estado de São Paulo desta terça-feira como disseminador de desinformação com uso de agressividade contra adversários políticos do governo.

A parlamentar lembra que a Portaria Normativa PGU/AGU nº 16, de 4 de maio de 2023 estabeleceu as competências da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, que foi criada com a missão de atuar com o foco na guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, com especial enfoque no combate à desinformação.

“No contexto ora denunciado, a matéria jornalística aponta que o referido influenciador digital é alimentado por fontes do Governo, o que soa contraditório, pois o próprio Governo criou um órgão para combater a desinformação, razão pela qual deveria ter o compromisso com a verdade”, explica Damares Alves.

A senadora da República lembra que, como órgão de Estado, a Procuradoria deve apurar e tomar providências sobre qualquer tipo de desinformação que  induzam o público a formarem opiniões, positivas ou negativas, a influência de falsas premissas conscientemente propagadas, independentemente da vinculação política ou ideológica do acusado.

Denúncia ao STF

Ontem, a senadora já havia protocolado no inquérito das mídias digitais (4874) ofício no qual solicita ao ministro Alexandre de Moraes investigação criminal contra o influenciador justamente pelos mesmos fatos denunciados pelo jornal paulista.

No texto, ela lembra que há “inúmeras notícias no sentido de que o Palácio do Planalto vem amealhando influenciadores para propagarem notícias favoráveis ao governo”.

Diz ainda que o denunciado é visto como “um dos principais influenciadores digitais a serviço do governo”, com publicações recheadas de ódio, ataques e desinformação em desfavor de adversários políticos da esquerda

Em uma rede social, a senadora explicou que não reconhece a legitimidade do inquérito, mas destacou que o fato de este ter sido prorrogado pela 11ª vez justifica a ampliação do público investigado para “demonstrar a lisura e imparcialidade do inquérito”.


(61) 98190-0722

Whatsapp

Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 04

(61) 3303-3265

SQN Qd 2, Bl J, 10º andar - Ed. Eng. Paulo Mauricio - Asa Norte

(61) 3273-5340

Fale com a Senadora